2 de agosto de 2012

Céu de brigadeiro

     Eu amo acordar e perceber que tem sol passando pelas frestinhas da janela. E quando eu levanto, ir lá fora e ver aquele céu azul lindo, sem nenhuma nuvem. O famoso céu de brigadeiro.
     Quando eu era pequena essa expressão me intrigava, porque não tinha nada de brigadeiro no céu. Sempre que me falavam "hoje tá céu de brigadeiro" a primeira coisa que preenchia minha mente era, literalmente, um céu de brigadeiro; de chocolate e granulado. Até me explicarem que Brigadeiro é a mais alta patente da aeronáutica, e que quando o céu estava limpinho, sem nuvem nenhuma, dizia-se que era dia do Brigadeiro voar.
     Você já pensou em quantas expressões a gente usa sem saber de onde elas vieram?

Lágrimas de crocodilo
A expressão surgiu porque os crocodilos forçam as glândulas lacrimais quando estão comendo, e choram enquanto devoram sua vítima.

Amigo da onça
O cartunista Péricles de Andrade Maranhão criou um personagem chamado O Amigo da Onça, e em suas historinhas o personagem coloca outros em situações embaraçosas e contrangedoras.

O Amigo da Onça

Acabar em pizza
Dizem que na década de 60 alguns cartolas palmeirenses se reuniram pra discutir problemas, e depois de muitas discussões e brigas, ficaram com fome e pediram 18 pizzas! No dia seguinte, a manchete no jornal era "Crise do Palmeiras termina em pizza”.

Chorar as pitangas
É uma adaptação da expressão portuguesa "chorar lágrimas de sangue". Pintanga é uma palavra indígena que significa vermelho, e os índios passaram a usar a expressão que conhecemos pra dizer que uma pessoa chorou até ficar com os olhos vermelhos.

Dor de cotovelo
Origina-se da imagem de uma pessoa em um bar, apoiada com os cotovelos na mesa, enquanto se lamenta por alguma coisa. Ela permanece tato tempo ali, que fica com dor de cotovelo.

Fazer na coxas
Surgiu na época dos escravos, quando as telhas das casas eram moldadas nas coxas dos negros, e ficavam cada uma de um tamanho diferente.

Onde Judas perdeu as botas
Dizem que após trair Jesus, Judas se enforcou, mas não vestia nada nos pés. Dizem que o dinheiro que teria ganho por entregar Jesus estava em suas botas, e que os soldados procuraram por elas em todo lugar, mas não encontraram.

Você pode encontrar outras expressões e suas origens aqui.

Um comentário:

  1. Oi, Law!!
    Que lindo o seu blog!
    Achei interessante o nome do blog e dei uma passadinha para olhar e amei os seus escritos.
    O Céu de brigadeiro não é uma expressão comum pra mim e imaginei tbm um céu de noites bem escura como se fosse um brigadeirão ... viajei! Rsrsrsr
    Lendo o que vc escreveu sobre “Eu e o skate” me fez entender um pouco mais pq os jovens se arriscam tanto sobre esse pedacinho de madeira que quase voa... Vc colocou tanta paixão pelo esporte na forma de escrever que nem vejo mais perigo.
    Parabéns... e já estou esperando as novas postagens.
    Beijos!
    Ge Fazio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...