27 de setembro de 2012

Pequenos atos

     Hoje pela manhã presenciei uma cena que fez meu dia começar bem. Estava esperando meu ônibus na estação tubo e percebi que havia apenas uma moça cuidando dos dois caixas dos dois tubos (um em cada lado da rua, cada um pra um sentido). Escutei ela dizer para alguém que era porque a outra funcionária tinha ido ao banheiro. Em certo momento ela deixou o caixa do "meu" tubo sozinho para cuidar do outro, e algumas pessoas se aglomeraram na catraca esperando por atendimento; foi quando chegou um ônibus e eu notei que as pessoas ficaram incomodadas porque queriam embarcar. Aí duas coisas aconteceram: com exceção de um rapaz, todas as pessoas simplesmente passaram pela portinha ao lado da catraca sem pagar a passagem, e eu vi que boa parte delas segurava o dinheiro ou o cartão de embarque na mão. O rapaz, porém, olhou para o caixa, contando as moedinhas que ele conseguia ver, deixou 5 reais e pegou seu troco
     Quão lindo é isso? Achei simplesmente fantástico, porque sinceramente eu nem sei o que faria numa situação parecida se não tivesse presenciado a cena. Talvez eu ficasse muito brava pela falta de atendimento, talvez eu perdesse aquele ônibus e ficasse mais brava ainda, ou pior: talvez eu também tivesse passado sem pagar.      


     São essas pequenas coisas que inspiram as pessoas a serem melhores, a agirem honestamente e em prol de outras. E como diz aquele ditado popular: é nos menores frascos que estão os melhores perfumes

3 comentários:

  1. essa cena me causou admiração e raiva ao mesmo tempo. fiquei chocada com a reação do rapaz, as pessoas deveriam ser como ele mas infelizmente o mundo não ensinou ou deixou ensinar isso a todos. o problema é que a reação da maioria, de passar sem pagar, me deixariam extremamente irritada se eu a visse. obviamente já me incomoda um pouco pelo fato de saber que aconteceu mas o fato de presenciar estranhamente a torna mais real, não é mesmo?
    eu só espero que, se fosse comigo, eu tivesse a mesma reação que o rapaz.

    ResponderExcluir
  2. O problema não é o mundo, é o Brasil! Ouvi falar que no Japão e em outros países as pessoas fazem seu próprio troco! Mas isso também é uma questão de caráter! Muito admirável a atitude do rapaz, pena que isso deveria ser visto como algo óbvio e não um ato heroico. Mas do jeito que a coisa anda, fico feliz em saber que ainda existem pessoas assim!

    ResponderExcluir
  3. Que louco isso! É difícil acreditar que exitem pessoas assim no mundo... é uma atitude no mínimo admirável. Ser honesto hoje em dia caiu num sentido tão pejorativo - quando não deveria.
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...