1 de setembro de 2012

Motivos para plantar uma árvore

     Árvores estão em extinção aqui em Ponta Grossa. Caminhar na rua em dias de muito sol é insuportável, já que os únicos tipos de sombras disponíveis são as de prédios e algumas pouquíssimas árvores anãs. Claro que existem ruas muito bem arborizadas, mas no geral a situação é bem triste. As pessoas parecem ter preguiça de árvores. Então fiz uma pequena lista com bons motivos para plantar uma árvore na frente de casa ou no seu jardim:

1) Atrai passarinhos. E se a árvores forem frutíferas a festa é muito maior! Aqui em casa temos um plátano e uma sibipiruna na calçada, e uma pitangueira, uma caramboleira e uma aceroleira no jardim. Enche de diversas espécies de passarinhos, desde sabiás e bem-te-vis até saíras azuis e de sete cores :) Além de dar frutas pra consumo próprio, claro.

Amiguinho que aparece aqui no jardim de casa
2) Faz sombra, oras bolas! Em dias de sol tem coisa melhor que caminhar numa rua com sombra natural? Além de criar aquele micro clima que só vegetação consegue.

3) Quando as ávores derem flores, fica lindo de morrer! Ipês, acácias, patas de vaca, cerejeiras e tantas outras que ajudam a colorir a cidade um pouquinho.

Ipê branco em Campinas (foto: mãe)
Ipê rosa na UEPG (foto: Kat)
4) Embeleza. Ué, mas é claro! Uma rua arborizada é 300 vezes mais bonita que uma rua só de asfalto e pedra.

Rua Gonçalo de Carvalho, considerada a mais bonita do mundo, em Porto Alegre, a cidade mais arborizada do país
5) Ajuda a "despoluir". A arborização é essencial para um ambiente mais puro, além de ajudar a reduzir ruídos e amenizar a temperatura.

          Porém, como eu já disse, as pessoas parecem ter preguiça de árvores, "porque árvore solta folha, faz sujeira, tem que podar, precisa de cuidado, nhe nhe nhe".  BORING! É exatamente essa mentalidade que precisa sumir da face da Terra, porque preguiça não leva a lugar nenhum! 
     Precisa mais pra te convencer? Você só está vivo, aqui e agora, porque existem árvores e vegetais que sintetizam o oxigênio pra você. Custa retribuir o favor e plantar pelo menos uma?

Um comentário:

  1. Concordo com tudo o que disse no post. No mais, adorei teu adendo falando sobre as imagens do texto (sou boazinha e não quero ser processada) rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...