Eu disse pra vocês que tentaria conseguir gente legal pras entrevistas :) voi lá: Irena Freitas também tá no Sutiã e Calcinha minha gente!
![]() |
Oi Irena! |
Eu conheço o trabalho da Irena já faz um tempão, quando ela tinha um blog bem despretensioso (tipo o meu!) onde postava suas ilustras. Hoje ela tem um portfolio bem recheado, com trabalhos até pra Capricho.
Antes de mais nada, dá uma olhadinha em algumas das ilustras dela:


Law: Irena, quando surgiu seu gosto pela ilustração? Quando você descobriu que queria fazer isso profissionalmente?
Irena: Eu sempre desenhei e sempre tive vontade de trabalhar com isso, mas nunca soube exatamente como fazer pra trabalhar com ilustração. A medida que fui crescendo, comecei a compartilhar meus desenhos na internet e aí comearam a surgir oportunidades de trabalhar como ilustradora.
Law: E quem são os artistas que mais te inspiraram e te inspiram a trabalhar com ilustração?
Irena: Nossa, muita gente! Se fosse citar todo mundo ia ser uma lista infinita, hahaha! Mas acho que a ilustradora que mais me inspira e sempre me inspirou é a Mary Blair.
Law: O que você sente ao saber que suas ilustrações e você podem estar servindo de inspiração para outras pessoas? (tipo eu! haha)
Irena: Eu acho isso muito doido, hahaha! Boa parte do tempo eu não faço ideia do que estou fazendo com a minha vida, e o resto sou eu me perguntando porque o universo tá me deixando ser ilustradora. Mas fico muito feliz de saber que meu trabalho e dedicação servem de alguma coisa :)
Law: Como é trabalhar como freelancer? Como tudo na vida a gente sabe que existem prós e contras... O que é bom e o que é ruim?
Irena: Atualmente não estou mais trabalhando como freelancer full time, ainda pego alguns trabalhos, mas pouca coisa. Acho que a melhor coisa de ser freelancer é a liberdade de horário. Você trabalha onde quiser e a hora que quiser, e só precisa prestar contas a você mesmo. E o pior é a incerteza se vai ter pagamento no final do mês, porque ás vezes surgem vários freelas de uma só vez, mas tem semana em que não aparece nada e isso te deixa sempre meio apreensiva.
Law: Que conselhos você daria pra alguém que quer trabalhar com ilustração?
Irena: Goste muito dessa sua profissão, porque, sério, não é fácil. Eu nunca vi ninguém apenas casualmente trabalhar como ilustrador, geralmente ilustrar é uma ocupação de vida full time. Você desenha pro trabalho e por lazer, quando tá feliz ou triste. Então geralmente as suas frustrações no trabalho afetam muito a sua vida pessoal, assim como a sensação de trabalho bem feito é sempre triplicado. Não é um trabalho fácil e suga um monte da nossa energia, mas mesmo assim vale a pena a persistência.
Law: A maioria das suas ilustrações são digitais, né? Você aprendeu a desenhar no computador sozinha ou fez algum curso?
Irena: Eu acho mais fácil e mais barato fazer ilustração digital, então sé tenho trabalhado com essa técnica. Não fiz nenhum curso, mas tenho vontade :)
Law: Qual é o seu sonho profissional? Tem algo que você queira muito fazer que ainda não fez?
Irena: Tanta coisa! Tenho vontade de ilustrar um livro infantil (e talvez escrever também), trabalhar num estúdio grande de animação, estudar ilustração fora do país. E a lista continua infinitamente!
Law: E pra terminar, qual o seu filme preferido? :)
Irena: Eu sou péssima nessas perguntas de "qual seu favorito", hahahaha! Eu tenho tantos favoritos que me confundo. Mas dessa vez eu vou dizer: A Bela e a Fera.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E aí, curtiram? Pra mim foi um enorme prazer conversar com a Irena e poder conhecer um pouco mais sobre ela. E digo o mesmo que disse pro Vitor Cafaggi: o Sutiã e Calcinha é um lugar muito mais legal graças a participação da Irena aqui :) Obrigada!
Que lindas as ilustrações dela! E parece tão novinha, que legal que já tem sucesso com essa carreira que nao deve ser muito fácil, né?
ResponderExcluirPelo portfolio dá pra ver que ela tem uma influência em você, Law :D
Sim, ela tem nossa idade! :D Muito joia né?
ExcluirE sim, eu adoro as ilustras dela, ela é uma grande inspiração! Por isso que fiquei tão feliz em conseguir falar com ela :)