4 de março de 2014

Entrevista #1 - Vitor Cafaggi!

É isso mesmo que você leu! Aqui, agora, nesse instante, você vai ler uma entrevista com o quadrinista Vitor Cafaggi. Juro mesmo, é verdade. Ele vai estrear um novo marcador do blog, onde vou tentar entrevistar gente legal do mundo da ilustração. Por sorte o Vitor vai ser o primeiro, abrindo com chave de ouro ;) Via Facebook, resolvi arriscar pedir uma entrevista pro blog, e bem, ele aceitou prontamente.

Diz oi pro Vitor!































Pra quem não conhece (oi?), o Vitor é o autor da segunda Graphic MSP, Laços, que é uma história da Turma da Mônica nos olhos do autor (e de sua irmã Lu Cafaggi). Ele nasceu em Belo Horizonte, em 1978 e é formado em Design Gráfico (e aí colega!). Seu trabalho Duo.tone lhe rendeu o Troféu HQ Mix de Novo Talento - Roteirista, e tem uma série muito conhecida chamada Valente. Fiz algumas perguntas bem simples pra ele, pra não abusar da boa vontade do moço. Olha aí:

Law: De onde surgiu seu interesse por ilustração, quadrinho e todo esse universo incrível?

Vitor: Nunca fui um prodígio da aula de artes. Na verdade, nenhuma professora de artes gostava muito de mim. Nunca desenhava o que elas estavam esperando que eu fosse desenhar. Lembro que uma vez, tinha que fazer um desenho em homenagem ao Dia dos Pais e desenhei uma cena do filme Falcão- O campeão dos Campeões. As professoras nunca entenderam minha arte. Já os colegas gostavam. Na quinta série eu vendia desenhos das Tartarugas Ninja pros meninos da sala e comprava meu lanche com esse dinheiro. Mas meus pais sempre compraram muita revista em quadrinhos pra mim. Sempre que eu tinha que eu tinha que fazer alguma coisa chata, tipo ir ao médico, ou me levavam pra cortar o cabelo, meus pais me compensavam com uma revistinha. Turma da Mônica, Homem-Aranha, Disney, Luluzinha... eu lia de tudo.

Law: Você provavelmente tem muitos quadrinistas/ilustradores que te inspiram ou te inspiraram no começo da carreira. Conta alguns pra gente.

Vitor: Os trabalhos dos Bill Watterson e do Charles Schulz são, com certeza, minhas grandes influências. Considero as histórias do Calvin como a melhor coisa já feita em quadrinhos. E Charlie Brown é a base de tudo. Mais recentemente, me inspira bastante os trabalhos de Jeff Smith, Bruce Timm, Skottie Young, Sonny Liew, Juanjo Guarnido e Kyle Baker.

Law: Como funciona a parceira com a sua irmã, a Lu Cafaggi?

Vitor: Trabalhar com a Lu é ótimo! A gente aprende muito um com o outro, a gente conversa muito, não só sobre quadrinhos, a gente pensa parecido. Minha irmã é uma das pessoas mais inteligentes e talentosas que eu conheço, então é sempre bom ouvir o que ela tem a dizer. Na verdade, confio mais na opinião e no bom gosto dela do que nos meus. Ter mais alguém na minha casa fazendo quadrinhos, torna isso um trabalho menos solitário. Dá mais confiança e enriquece muito o produto final.

Vitor e Lu Cafaggi


Law: No comecinho na sua carreira, quais eram as maiores dificuldades?

Vitor: Eu não sabia por onde começar. O que eu tinha que fazer pra entrar no mundo dos quadrinhos profissionais. Acabou que tudo aconteceu muito naturalmente. Bastou que eu começasse a desenhar e colocasse meus quadrinhos na internet. Daí começaram a surgir convites e propostas de trabalho.

Law: Qual a melhor parte de trabalhar nessa área?

Vitor: O reconhecimento das pessoas. A melhor parte é sentir na pele que grandes poderes trazem sim grandes responsabilidades. É receber e-mail e mensagens de pessoas dizendo o tanto que gostam do seu trabalho e tudo que aquilo representa na vida dela. É sentir que seu trabalho faz diferença na vida de alguém.

Law: Se você pudesse voltar no tempo, quais conselhos (em relação ao trabalho) daria a si mesmo que pudessem te ajudar hoje?

Vitor: Acho que se eu pudesse voltar no tempo, só diria pra que eu continuasse fazendo o que eu já estava fazendo. Diria que tudo ia dar certo, de um jeito ainda melhor do que eu imaginava. 

Law: E que conselhos você pode dar pra ilustradores iniciantes (como eu? haha)?

Vitor: Sempre que me pedem conselhos em relação a desenhar, eu digo: se divirtam desenhando. Assim, quando você estiver trabalhando como desenhista, você não vai ver isso com um trabalho e sim, como diversão. Desenhem sempre, todo dia um pouquinho e se inspirem no seu dia-a-dia para criar suas histórias.

Law: Pra terminar, uma pergunta pessoal que tem um pouco a ver com o blog... qual o seu filme preferido?

Vitor: Ah, tenho vários favoritos.. Rocky, De volta Para o Futuro, Como Treinar Seu Dragão, Se enlouquecer não se apaixone.. nossa, são muitos.

Ilustração do Vitor na Graphic MSP Laços




















O cãozinho Valente, personagem de Vitor























Você pode acompanhar o Vitor pelo Twitter, Facebook e Deviantart.

Gostaram de entrevista? Eu fiquei muuuuito feliz com a participação do Vitor aqui no blog. Queria agradecer imensamente. Sou fã e o Sutiã e Calcinha com certeza é um lugar muito mais legal agora que ele deu uma passadinha por aqui. 

Comentem o que acharam, e se quiserem sugerir ilustradores, quadrinistas e animadores acessíveis, posso tentar uma entrevista :) Não precisa ser "gente grande" como o Vitor, só precisa ter um trabalho legal e conteúdo pra compartilhar conosco, meros mortais. Valeu pessoal, e até a próxima! :D

2 comentários:

  1. Parabens pelo post! Adoro ver seu empenho com seu blog pq escrever um é quase a mesma coisa que começar dieta, a gente se empolga no começo mas depois deixa de lado haha
    Minha sugestão eh fazermos uma entrevista sua um dia!
    Beijo, Lawzinhaa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...