25 de setembro de 2013

Lembranças - Honestidade é foda


     Hoje fui de bicicleta pra aula pela primeira vez. São apenas 4,2 km segundo o Google Maps, e saí de casa às 7h00 pois não tinha ideia de quanto tempo levaria. Nunca tinha feito o caminho de bicicleta antes, seria uma descoberta. Às 7h15 eu parei em um posto de gasolina pra calibrar meus pneus que estavam um pouquinho vazios. Perdi uns dez minutos tentando encaixar a ponta da mangueira no bico do pneu, e não estava nem na metade do caminho. Logo depois que saí do posto, escutei um barulho estranho, como se tivesse passado por cima de algo quebradiço... olhei mais de uma vez e não descobri o que era. Continuei por mais uma quadra, quando resolvi olhar as horas no meu celular. Parei, procurei num bolso, no outro, no da calça... putz! Era isso o barulho, meu celular tinha caído!
     Voltei voando, pedalando na marcha mais pesada numa subida aguda. Ao chegar na altura de onde havia escutado o barulho, um homem segurava um celular e olhava fixamente pra ele, apertando as teclas. Era o meu celular. Me aproximei e falei, nem agressiva e nem muito educada, acho que meio assustada: "Moço, você achou esse celular agora?". "Não", ele simplesmente respondeu. Olhei pro celular e vi minha foto e do meu namorado no papel de parede... Olhei fixamente pro homem, que não devia ter nem 30 anos, e falei com firmeza: "Moço, esse celular é MEU", e estendi a mão em sua direção. Fiquei meio preparada pra caso ele não me devolvesse... "engatei" o pedal da bicicleta e estava pronta pra pegar o celular da mão dele e sair pedalando. Mas ele me devolveu. Eu não consegui sequer agradecer, não senti que ele merecia um obrigado. A única coisa que consegui dizer foi "Honestidade é foda", num tom irônico. E ele me devolveu um "É, por isso que eu devolvi". Saí pedalando sem olhar pra trás.
     Passei o restante do caminho (mais da metade, como disse antes) pensando nos 20 segundos daquela situação. Um homem que, indagado sobre a verdade, mentiu, e que pressionado, revelou-se. Eu sentia ao mesmo tempo raiva e um pouco de remorso. E se eu tivesse abordado o homem com um amigável "Ô moço, você achou meu celular, muito obrigada!", será que ele teria amolecido e me entregado com um sorriso? Ou será que teria agido da mesma maneira, e tudo teria terminado da mesma maneira? Será que o homem está pensando no que aconteceu, assim como eu? Será que se arrepende de ter mentido? Será que se arrepende de ter me entregue o celular?
     O que sei é que fiquei bem chateada com a situação. Passei o dia todo lembrando dos olhos azuis do homem me encarando fixamente ao dizer que não, ele não tinha acabado de achar celular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...